A Comédia Humana - v. 9 (Esplendores e misérias das by Honoré de Balzac

By Honoré de Balzac

O nono quantity de A comédia humana apresenta Esplendores e misérias das cortesãs, romance que juntamente com O pai Goriot e Ilusões perdidas compõem um dos eixos principais da extensa obra de Balzac. Dedicado às cenas da vida parisiense, o livro inclui ainda as obras Os segredos da princesa de Cadignan, Facino Cane, Sarrasine e Pedro Grassou.

Esplendores e misérias das cortesãs

Ester van Gobseck é uma prostituta, filha da famosa cortesã Sarah van Gobseck, e sobrinha do agiota Jean-Esther van Gobseck. Conhecida como a Torpedo, por arruinar os homens que se apaixonam por ela, Ester seduz o barão de Nuncingen, seguindo as ordens do abade Herrera. A cortesã tira dinheiro do barão para que seu amante possa Lucien de Rubempré comprar terras e se casar.

Neste romance, Balzac mistura habilmente a heroína romântica na figura da prostituta que se redime ao se apaixonar, os amores de um ancião, a ascensão e a queda de um sujeito ambicioso que deseja se destacar na sociedade parisiense e a luta entre os criminosos e a polícia.

Os segredos da princesa de Cadignan

Isolada da sociedade, a princesa de Cadignan tem na marquesa d'Espard sua única amiga, a quem confessa sua interminável lista de amantes. A marquesa make a decision apresentar a princesa a Daniel d'Arthez, um escritor que herdou uma fortuna e recebeu o título de barão.

D'Arthez é um homem simples e vive com uma mulher por quem não nutre o menor respeito. A princesa o seduz, contando todos os seus segredos como se fosse uma mulher enganada por homens que mereciam o seu amor. No entanto, a princesa se apaixona realmente pelo escritor e se vê diante de uma escolha ao perceber que os amigos do barão desejam revelar a verdade sobre ela.

Facino Cane

Um dos raros contos d’ A comédia humana a usar o narrador em primeira pessoa, Facino Cane traz referências autobiográficas de Balzac para contar uma história com elementos fantásticos. Convidado para uma festa de casamento, o narrador se impressiona com a orquestra formada por três músicos idosos. Facino Cane, o responsável pelo clarinete, revela que period um nobre em Veneza e se apaixonou pela esposa de um senador. Quando o marido traído surpreende os amantes, Facino comete um crime e é preso nas masmorras. Em uma tentativa de fuga, descobre um tesouro escondido e consegue deixar a prisão levando parte da fortuna. Facino viveu uma vida próspera até ser acometido por uma cegueira que mudou completamente seu destino.

Sarrasine

O conto explora a questão da gênese da obra de arte, da psicologia do artista, que interessava Balzac e se faz presente em suas obras. Sarrasine é um escultor em busca de uma beleza impossível de ser reproduzida pela arte até conhecer Zambinella. Os encantos da jovem tem tal efeito sobre Sarrasine que ele se torna incapaz de encontrar prazer na contemplação de qualquer outra mulher.

Pedro Grassou

Pedro Grassou é um pintor medíocre que vive de fazer cópias de artistas consagrados, vendidas como obras autênticas para pequenos burgueses incapazes de reconhecer as falsificações. Elias Magus leva Monsieur Vervelle, um rico comerciante, ao atelier de Grassou e, encantado com o que acredita ser o talento de um verdadeiro artista, convida o pintor para visitar sua mansão em Ville-d'Avray para conhecer sua filha. Durante sua estadia, Grassou reconhece diversas de suas pinturas, tidas pelo comerciante como legítimas. Embora Pedro alcance uma vida confortável, um bom casamento e prestígio social, é um homem amargo que não obteve a realização artística.

Show description

Read Online or Download A Comédia Humana - v. 9 (Esplendores e misérias das cortesãs, Os segredos da princesa de Cadignan, Facino Cane, Sarrasine, Pedro Grassou) (Portuguese Edition) PDF

Similar literature & fiction in portuguese books

Sexo, Morte e Futebol (Portuguese Edition)

Será possível colocar a busca pelo amor e pelo sucesso profissional acima de todas as taras sexuais? Poderá um homem viciado em pensamentos carnais mudar o seu trajecto errante de um dia para o outro por causa de uma mulher e de um sonho de infância? Aos 31 anos, Carlos Macedo acredita que sim, mas não sente a força necessária para operar o ponto de viragem que deseja na sua vida.

Poesias (Portuguese Edition)

PoesiasSoares de Passos, poeta, expoente máximo do Ultra-Romantismo em Portugal (1826-1860)Este livro apresenta «Poesias», de Soares de Passos. Índice interativo:- Apresentação- A Camões- O Outomno- O Noivado Do Sepulchro- Desejo- Boabdil- Canção- Á Patria- Rosa Branca- Enfado- Anhelos- O Filho Morto- Socrates- A***- Ultimos Momentos De Albuquerque- A Ti- Infancia E Morte- O Canto Do Livre- Saudade- Amor E Eternidade- O Escravo- O Anjo Da Humanidade- Partida- Canto De Primavera- Catão- Imitação Do Islandez- Á Morte- O Mendigo- A Vida- Desengano- Agar- Maria, A Ceifeira- O Firmamento- Tristeza- A Mãe E A Filha- O Mosteiro Da Batalha- Desalento- Consolação- O Bussaco- A Fonte Dos Amores- A Um Theatro Academico- N'um Album- Visão Do Resgate- O Archanjo Do Christianismo- Côro Dos Anjos- O Archanjo Da Liberdade- Côro Dos Anjos- Versões D'ossian- Ao Sol- Colma- Fingal

Uma Parada Selvagem - Para Ler As Iluminações De Rimbaud (Portuguese Edition)

Apreender a primary obra de Maquiavel como texto. Esta perspectiva leva Arnaldo Cortina a analisar os mecanismos intra e interdiscursivos que operam nas leituras d'O príncipe. Partindo do contexto do aparecimento da obra e da apresentação dos recursos argumentativos que a estruturam, Cortina passa em revista os diferentes procedimentos que possibilitam múltiplas interpretações de um texto para demonstrar como eles podem abranger a trajetória de um dos grandes clássicos da filosofia política.

Fangirl (Portuguese Edition)

Cath ama os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém? Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe.

Extra info for A Comédia Humana - v. 9 (Esplendores e misérias das cortesãs, Os segredos da princesa de Cadignan, Facino Cane, Sarrasine, Pedro Grassou) (Portuguese Edition)

Example text

Download PDF sample

Rated 4.19 of 5 – based on 28 votes